PORTUGAL - Setembro 2016

Belzuz Advogados - Despacho internacional (Espanha e Portugal)

 

Estimado Cliente,

 
Uma vez regressados à nossa atividade, depois de umas merecidas férias estivais, é com prazer que vos enviamos a nossa newsletter relativa ao mês de setembro, esperando que vos possam ser úteis as informações e artigos que na mesma se incluem.

Na nossa próxima newsletter, informar-vos-emos também dos seminários que irão ter lugar até final do ano, quer em Espanha quer em Portugal.

Desejando-vos um excelente mês de trabalho, aproveito também para vos enviar um afectuoso abraço,
 

Luisa Cinca Gutiérrez
Diretora Escritório de Lisboa

 

DPTO. DIREITO DOS SEGUROS

 

Deveres de reporte e de informação das Seguradoras têm novo regime legal

 
Em Agosto a ASF aprovou um diploma, entretanto já publicado, que vem criar novas obrigações de informação/reporte a cargo das seguradoras e resseguradoras nacionais e comunitárias na linha ditada pela Diretiva Solvência II, e espelhada no Regime Jurídico de Acesso e Exercício da Atividade Seguradora e Resseguradora, aprovado há cerca de um ano pela Lei 147/2015, de 9 de Setembro (“RJARS”).

O novo diploma, que entrou em vigor no dia 30.08.2016, fixa a natureza, âmbito e formato das informações a prestar por aquelas seguradoras e vai seguramente dar muito trabalho aos departamentos internos destas entidades, ainda que com a vantagem de se unificar um regime de reporte que andava algo disperso e que agora vai melhor municiar a ASF para esta poder exercer as suas competências legais de supervisão.
 
Deveres de reporte e de informação das Seguradoras têm novo regime legal
 

DPTO. DIREITO DIGITAL (TIC)

 

Regulamento ANACOM sobre a informação pré-contratual e contratual nas comunicações eletrónicas

 
A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) publicou um regulamento no passado dia 23 de agosto onde define como deve ser prestada ao consumidor a informação pré-contratual e contratual, no âmbito das comunicações eletrónicas, tendo as empresas prestadoras deste tipo de serviços até 23 de fevereiro de 2017 para implementar as medidas aqui definidas.
 
Regulamento ANACOM sobre a informação pré-contratual e contratual nas comunicações eletrónicas

 

DPTO. DIREITO LABORAL

 

Reforma Antecipada - Reposição do Regime Transitório de Acesso Antecipado à Pensão Por Velhice

 
O Decreto-Lei n.º 10/2016, de 8 de Março, repõe, para o ano de 2016 e pelo período necessário à revisão do regime de acesso antecipado à pensão de velhice do Sistema de Segurança Social, o regime transitório previsto no Decreto-Lei n.º 8/2015, de 14 de janeiro, sendo reconhecido o direito à antecipação da idade de pensão de velhice, no âmbito do regime de flexibilização, a beneficiários com, pelo menos, 60 ou mais anos de idade e, pelo menos, 40 anos de carreira contributiva. É também previsto no referido diploma legal o direito de audição prévia do beneficiário.
 
Reforma Antecipada - Reposição do Regime Transitório de Acesso Antecipado à Pensão Por Velhice

 

DPTO. DIREITO FISCAL É TRIBUTÁRIO

 

Alertas e Noticias fiscais - Setembro 2016

 
Na presente newsletter fiscal, a equipa de especialistas fiscais da Belzuz Advogados dá-lhe a conhecer as mais recentes novidades fiscais e tributárias.

Neste período salientamos a consagração legal, através de distintas leis e decretos-lei, de diversas autorizações legislativas previstas na Lei n.º 7-A/2016, de 30 de março (Lei do Orçamento de Estado para 2016).

Salienta-se ainda a aprovação de Convenções para Evitar a Dupla Tributação e Prevenir a Evasão Fiscal em Matéria de Impostos sobre o Rendimento celebradas entre Portugal e o Reino da Arábia Saudita, o Sultanato de Omã, a República Socialista do Vietname, a República Democrática de São Tomé e Príncipe e a República da Costa do Marfim, respetivamente.
 
Alertas e Noticias fiscais - Setembro 2016

 

DPTO. DIREITO PROCESSUAL E ARBITRAGEM

 

Ação Executiva - A venda por leilão eletrónico

 
É expectável que a modalidade da venda em leilão eletrónico dos bens penhorados venha agilizar o processo executivo numa das fases que até agora mais atrasos tem provocado na sua tramitação processual.
 
Ação Executiva - A venda por leilão eletrónico

 

DPTO. DIREITO COMERCIAL E SOCIETÁRIO

 

Regulamento de Abuso de Mercado

 
O Regulamento de Abuso de Mercado estabelece um quadro regulatório comum em matéria de abuso de informação privilegiada, transmissão ilícita de informação privilegiada e manipulação de mercado, bem como medidas para evitar o abuso de mercado, a fim de assegurar a integridade dos mercados financeiros na União Europeia e promover a confiança dos investidores nesses mercados.
 
Regulamento de Abuso de Mercado
 

O processo de Adesão da República de Angola à Convenção sobre o Reconhecimento e Execução de Sentenças Arbitrais Estrangeiras

 
A importância da adesão à Convenção sobre o Reconhecimento e Execução de Sentenças Arbitrais Estrangeiras
 
O processo de Adesão da República de Angola à Convenção sobre o Reconhecimento e Execução de Sentenças Arbitrais Estrangeiras

 
LinkedIn
Facebook
Google +
www.belzuz.com

 
 
Newsletters Belzuz Advogados - Portugal                      Suscribirse a la Newsletter Belzuz Abogados - Portugal
 
MADRID
Nuñez de Balboa, 115 bis - 1º C
(28006) Madrid (España)
Tlf.: (91) 562 50 76
madrid@belzuz.com
LISBOA
Av. Duque d´Ávila, 141 – 1º Dtº
(1050-081) Lisboa (Portugal)
Tlf.: (+351) 21 324 05 30
lisboa@belzuz.com
PORTO
Rua de Camoes, 788 - 1º Dto.
(4000-142) Oporto (Portugal)
Tlf.: (+351) 91 780 37 72
oporto@belzuz.com

A presente publicação contém informação de carácter geral sem que constitua opinião profissional nem assessoria jurídica.. A Belzuz Abogados, S.L.P. reserva todos os direitos. Está proibida a exploração, reprodução, distribuição, comunicação pública e transformação total ou parcial desta obra, sem autorização escrita da Belzuz Abogados, S.L.P.